Não se cale

maio 25, 2020


Acho que todo mundo em algum momento da sua vida já ouviu alguém dizer, alguém próximo, bem próximo de você, essas palavras, essa frase – É melhor você ficar quieto, calado – e essa pequena frase entrou bem fundo, em um lugar antes desconhecido, um lugar que abandonamos, um lugar escuro, sombrio, frio.

Muitos de nós, no momento, no exato momento que essa frase foi dita, só queríamos que ela não fosse pronunciada, e o que precisávamos naquele momento era de tudo, menos do som que essa frase iria emitir, uma frase pesada, palavras pesadas, significado pesado dependendo do contexto, contexto esse que ... vamos dizer assim ... fato esse, que muitas pessoas ainda insistem em ignorar, em fingir que não existe, que não é motivo para tal fala, tal argumento, tal voz, não é motivo para gritar, para exaltar, para defender e para simplesmente falar.

Muitos de nós chegamos a tal ponto, a uma exata posição, em uma situação, no centro de um fio tênue, que achávamos que não chegaríamos, muitos de nós atravessou essa barreira e isso naquele momento foi uma mistura de sensações e sentimentos, muitos de nós não conseguiram por circunstancias diversas, não por medo de tentar, pois o que não faltava era tentativas e mais tentativas, mas por circunstancias diversas.  

– É melhor você ficar quieto, calado – uma frase com um peso enorme.

Em meio a tanta diversidade, disparidade, um mundo colossal, magnifico, uma extensão territorial vasta, com classes variadas, tradições, culturas, gostos, costumes, religiões, ainda existir pessoas que insistem em nos calar, em ti calar, em me calar. Em meio a tanta heterogeneidade, a tanta informação, ainda existir pessoas que insistem em nos diminuir, em ti diminuir, em me diminuir, pelo que você é, pelo que eu sou, defendo, simplesmente por ser que é, por ser quem sou. Um mundo enorme, com tanta beleza, ainda existir pessoas que insistem e insistem em ditar o que é certo, o que acham que é certo. Em meio a tanta diversidade, ainda existe pessoas que impõe padrões, que impõe “regras”. Eu não entendo. Na verdade eu acho que entendo, e, é tão simples de entender, o ser humano, quando começou a usar sua capacidade cerebral, em alguns % e começou a se tornar o que é hoje, se tornou egoísta, mesquinho, avarento, começou a se tornar individualista, a pensar só em si e em conseguir algo para seu benefício. Muitos insatisfeitos com seus feitos, com seus fracassos, buscam em outros, atingi-lo e usam isso da pior forma possível que é menosprezando, rebaixando, diminuindo.

Ao longo das gerações, tempos, cronologia exata, padrões foram impostos, o que era certo e errado foi imposto, o ideal começou a existir, começou a predominar e foram anos e mais anos, e essa imposição de tanto ser falada e mostrada, da tamanha força que teve na vida humana, foi introduzida, de uma forma impecável, perfeita, diríamos que de forma magnifica, moldada para passar despercebida que de tão despercebida que seria, se tornaria uma coisa normal. É nesse exato momento que o questionamento, o ato de refletir foi perdendo força e quem se atrevesse em questionar sobre algo que era contra esses padrões eram denominados, intitulados anormais, diferentes e vocês já sabem como termina essa história. Por muito tempo o medo de falar, de questionar esteve presente e ainda está presente nessa sociedade, na nossa sociedade. Foram tantas camadas jogadas em cima de nós que sentimos medo de coisas que deveriam ser normais de falar, de conversar, coisas que deveriam ser do cotidiano, que deveriam fazer parte de nossas vidas como correr no parque ou falar de como foi na escola, ou como foi o nosso dia, se dormimos bem. Deveria ser normal conversar sobre certos assuntos e acabar com essa barreira, com esse tabu.

Estamos trabalhando para isso mudar, essa desconstrução já está ocorrendo, está caminhando lentamente, porém está caminhando.

Não tenha medo de falar, use a sua voz, o seu grito para tentar mudar nem que seja um pouco, o que está ao seu redor. Seja o seu próprio eco e não tenha medo de falar. O silêncio as vezes é o nosso aliado mas também não devemos nos calar e quando for para gritar, para dar a nossa voz, essa barreira, esse silencio deve ser quebrado, se for para tocar alguém, algo que você defende, que você acredita, esse silencio dever ser quebrado. Não se cale. 



You Might Also Like

0 comentários

Olá. Se você acessou , leu e resolveu comentar é porque gostou ou se identificou com o que escrevo e por consequência , comigo. Então , seja gentil , não faça comentários sobre religião , sexo , raça ou que desonre algo , isso é contra os meus princípios e queremos um lugar tranquilo que possamos nos entreter , não é ? Então seja bem vindo e comente muito. Abraços

Popular Posts

Todas as minhas publicações são protegidas por LEI Nº 9.610, de 1998.. Tecnologia do Blogger.

Denunciar abuso

Subscribe