DIA DO DOADOR VOLUNTARIO DE SANGUE #doesangue #doeamor #doevida

junho 14, 2021

 


Uma das postagens que faço sempre e sempre que posso estou falando a respeito. Bem, esse ano não vai ser diferente, não será diferente pois pelo meu ver todo mundo deveria ser doador de sangue ou doar pelo menos uma vez, claro que tem as exigências e eu vou falar um pouco aqui, mas se você cumpre todos os requisitos, você sim, deveria doar. 
Primeiramente o dia mundial do doador de sangue é comemorado dia 14/06, ou seja, hoje. Então doe sangue, doe vidas.
Mas vocês devem estar se perguntando: mas quem pode doar sangue?
Segundo o Ministério da Saúde, aqui no brasil pessoas entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas antes da doação e não estar de jejum. Você deve levar documento de identidade com foto, então não esqueça o seu.
Em relação ao Covid-19, estão inaptos ou seja proibidos de doarem, pessoas que em 30 dias tiveram algum problema respiratório ou teve contato com alguém contaminado pelo vírus.
Você também terá que ficar 12 horas sem fazer qualquer exercício físico antes da doação, não ter feito tatuagem, micro no período de 12 meses, ou seja, um ano, evitar fumar e se você teve hepatite após os 11 anos de idade, também estará inapto . 
Para saber mais é só acessar o site do Hemominas da sua região, como sou de Minas Gerais o site daqui é esse: http://www.hemominas.mg.gov.br/ 
As ultimas atualizações informam que os tipos sanguíneos que estão em estado critico são: O+ , O- , A+ , B- , AB-
Os tipos sanguíneos que estão em alerta são: A-
Os tipos sanguíneos que estão estável/adequado : B+ e AB+

Em meio a esse mundo conturbado, uma luz e esperança ressurge. Decisão histórica em 2020 do STF derruba restrição de doação de sangue por homossexuais, lgbtqia+ . O argumento, a portaria que antes era utilizada estava incoerente em partes e nada justificava a proibição da doação dos mesmos visto que a mesma estava repleta de preconceitos. Não tem sentido essa proibição pelo simples fato da pessoa ser homossexual. 
A portaria dizia:

“Art. 64. Considerar-se-á inapto temporário por 12 (doze) meses o candidato que tenha sido exposto a qualquer uma das situações abaixo:

IV – homens que tiveram relações sexuais com outros homens e/ou as parceiras sexuais destes”

Porém no segundo artigo da mesma dizia:

“Art. 2º, § 3º Os serviços de hemoterapia promoverão a melhoria da atenção e acolhimento aos candidatos à doação, realizando a triagem clínica com vistas à segurança do receptor, porém com isenção de manifestações de juízo de valor, preconceito e discriminação por orientação sexual, identidade de gênero, hábitos de vida, atividade profissional, condição socioeconômica, cor ou etnia, dentre outras, sem prejuízo à segurança do receptor.”

Além do que na própria constituição federal no artigo 5 já diz que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Vendo ai mais uma incoerência e um ato discriminativo nessa proibição. 

Para quem tem dúvidas, logo após o sangue ser coletado ele passa por uma triagem onde é realizado diversos exames para comprovar se o sangue estará apto para ser usado, então, se o sangue não estiver nos padrões, independente de quem doou ele será descartado e o doador será avisado. 

Sangue não tem cor, não tem sexo, não sem classe social mas o seu preconceito tem. Queremos salvar vidas. O amor não tem regras, não tem rótulos, é simplesmente amor e nós queremos respeito, igualdade e fazer jus aos nossos direitos.

O amor cura, o preconceito não. 

Mês passado, em especifico no dia 17 de maio foi o dia internacional de combate a LGBTFobia, e completou 31 anos que a homossexualidade foi retirada da classificação de doenças da OMS ( Organização Mundial da Saúde). Mesmo assim vemos o preconceito em vários lugares e atos, coisa que não deveria acontecer., desde escolas em que o acesso a educação deve ser livre sem nenhuma discriminação, a famílias, locais públicos e privados, no Brasil em si, infelizmente vivemos com esse preconceito, varias pessoas pagando de bonzinhos, usando a religião, bíblia como justificativa para seus atos, para seu ódio, para seu preconceito, pessoas "negras", lobos na sociedade vestindo pele de cordeiro, usando mascaras, disseminando seu ódio.

E nesse mês de junho é comemorado o mês do orgulho LGBTQIA+. #pride #respect #loveislove

O mundo está mudando, e eu espero que seja para melhor, então sejamos sempre nós mesmos e ame, ame, simplesmente ame. 

"Acho que todos deveriam ter empatia com o próximo e praticar esse gesto nobre que é a doação de sangue"  


You Might Also Like

0 comentários

Olá. Se você acessou , leu e resolveu comentar é porque gostou ou se identificou com o que escrevo e por consequência , comigo. Então , seja gentil , não faça comentários sobre religião , sexo , raça ou que desonre algo , isso é contra os meus princípios e queremos um lugar tranquilo que possamos nos entreter , não é ? Então seja bem vindo e comente muito. Abraços

Popular Posts

Todas as minhas publicações são protegidas por LEI Nº 9.610, de 1998.. Tecnologia do Blogger.

Denunciar abuso

Subscribe